Nesta quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, profissionais da área se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a 1ª Marcha da Enfermagem. Além de pedir a aprovação do PL 2295/2000, que prevê a redução da carga horária da categoria para 30h, e do PL 2564/2020, que determina um piso salarial fixo, os manifestantes lembraram das vidas perdidas para a Covid-19.
Os manifestantes se concentraram no Museu da República e depois seguiram para o Congresso Nacional, ocupando duas faixas do Eixo Monumental. A maioria usava camisetas brancas com dizeres como “Tenho orgulho de ser profissional da saúde”.
Dia Internacional da Enfermagem é comemorado com marcha de protesto no DF — Foto: Alex Dourado
Segundo a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate), Josy Jacob, a marcha tem o objetivo de sensibilizar o Congresso Nacional para colocar os projetos na pauta de votação. “A enfermagem não aguenta mais, estamos sofrendo muito. Tivemos mais de 700 mortos nessa guerra contra a Covid”, disse ela.
Dia da enfermagem
O dia 12 de maio é considerado o Dia Internacional da Enfermagem, assim como o Dia do Enfermeiro. Ele é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecidoa pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974.
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.