A lavagem de roupas delicadas deixa você angustiada só de imaginar? Nós sabemos que é uma reação compreensível, pois a grande maioria das pessoas sabe como é complexa a lavanderia de tecidos finos ou aqueles que podem se deformar com facilidade.
Infelizmente, muitas pessoas deixam de comprar belas peças de lingerie, camisas, vestidos, blusas, roupas de inverno e de festa porque têm receio de não saber lidar com a fragilidade delas e que elas se danifiquem na primeira lavada.
Apesar de exigirem mais cuidados, é possível fazer em uma lavanderia doméstica, respeitando as orientações nas etiquetas e seguindo algumas dicas essenciais. Não podemos esquecer que a secagem e a passadoria de roupas delicadas também são etapas importantes.
Dessa forma, é possível comprar e usar as roupas frágeis com tranquilidade e sem a ansiedade do momento de lavar uma roupa sensível sem medo de ser a última!
Vamos falar sobre uma lavagem de roupas delicadas eficiente para você não perder mais o sono e nem o seu dinheiro!
O que são as roupas delicadas?
O que chamamos de roupa delicada são as peças confeccionadas em tecidos que podem se deformar em uma lavagem tradicional – para a maioria das peças – ou que têm detalhes que podem ser danificados. Alguns exemplos são:
- Roupas em lã, seda, cetim, viscose, linho e outros tecidos delicados;
- Peças com bordados, lantejoulas, strass, rendas, apliques, fitas e pedrarias.
Para roupas de tecidos mais rígidos com partes delicadas, deve-se lavar a parte manualmente – como é o caso de muitos vestidos de festa.
Como podemos ver, cada roupa pode ser inteira ou parcialmente delicada e vai precisar de um tratamento diferenciado. Uma lavanderia profissional pode avaliar cada caso e fazer a lavagem de roupa frágil onde for indicado.
Para fazer a lavanderia doméstica, veja as dicas que separamos!
1 – Lavar roupas delicadas separadamente
Esse é o primeiro passo é muito importante: separar suas roupas frágeis das demais peças, analisando o tecido e os detalhes de cada uma (lembre que peças parcialmente delicadas precisam de uma lavagem diferenciada).
Esse procedimento é fundamental para que as peças mais pesadas ou de tecidos mais resistentes não friccionem com as peças delicadas, forçando os tecidos e atingindo partes coladas ou costuradas nelas.
2 – Analisar as instruções de lavagem das etiquetas
Apenas separar não é a garantia de que a lavagem de roupa delicada será bem-sucedida, é preciso verificar as particularidades de cada peça e isso podemos obter nas etiquetas dos fabricantes.
3 – Fazer uma lavagem com cuidados especiais
- Programe o ciclo de roupas sensíveis: parece óbvio? Sim, mas é comum as pessoas não observarem e lavar em ciclo pesado – que é o mais comum no dia a dia;
- Use saquinhos de lavagem por peças similares e coloque sozinhas as que tenham mais detalhes. Assim, você protege as roupas de enganchar em umas nas outras ou prenderem na coluna central do tambor;
- Coloque as roupas pelo avesso: dessa forma, você protege o lado onde foi feita a tintura da roupa e onde estão os detalhes principais;
- Cuidado com a dosagem dos produtos de lavagem (sabão e amaciante), pois o excesso pode danificar tecidos mais finos;
- Lave com água fria: água quente pode encolher roupas, danificar tinturas e tecidos. Além da lavagem, faça também o enxague em água fria.
4 – Secar e passar roupas sensíveis com alguns cuidados
- Não use secadora de roupas para as peças sensíveis pois pode danificar as fibras do tecidos;
- Coloque as peças delicadas para secar em lugar à sombra, sem luz solar direta. Camisas, blusas e vestidos devem secar em cabides e não use prendedores para não criar marcas;
- Cada tecido tem uma tolerância à temperatura. A etiqueta do fabricante deve fornecer a temperatura correta;
Passe as peças pelo avesso, para preservar a qualidade das cores e dos tecidos no lado visível.
5 – Lavar roupas sensíveis manualmente
Aqui seria uma mudança de processo, se você não tem a quantidade necessária de roupas delicadas para encher uma lavadora, por exemplo, ou se a peça tem detalhes demais e existe um risco, mesmo com todas as precauções.
Nesse caso, uma opção é lavar manualmente. Basta seguir o roteiro a seguir.
- Coloque as roupas de molho com água e sabão líquido caso estejam muito sujas;
- Dilua um pequena quantidade de sabão líquido em um balde ou tanque;
- Mergulhe as peças até que fiquem completamente submersas;
- Esfregue delicadamente;
- Troque a água e faça o enxágue.
Lavar roupas delicadas na mão é uma opção com bons resultados, pois você terá o controle da força usada ao esfregar e poderá avaliar os resultados enquanto lava. Porém, dependendo da quantidade, o tempo para lavar é longo e o processo exige muita atenção aos detalhes.
Qualquer excesso ou falta pode resultar em uma peça esgarçada ou com detalhes descosturados!
6 – Usar uma lavanderia especializada em roupas delicadas
Como podemos ver, a lavagem de roupas delicadas não é um processo simples, seja por uma lavadora ou na lavagem à mão. Existem muitos detalhes que precisam ser seguidos, um erro pode esgarçar a peça ou danificar o tecido e algum detalhe.
Muitas vezes, o trabalho e a tensão são grandes para lavar um vestido de cetim ou roupas de lã que você tirou da gaveta para usar nos dias frios.
E o tempo gasto também!
Por que não usar um serviço profissional que é focado em cada passo do processo? E que pode retirar e entregar na sua casa?
Os profissionais de lavanderia da Bonasecco usam os métodos certificados e seguros para lavar, preservando a qualidade dos tecidos, as cores e os detalhes de todas as roupas sensíveis, deixando-as prontas para usar como se fossem novas!
by: CARINE TEIXEIRA