Bolsonaro lembrou da comemoração da Independência quando adolescente, na cidade de Eldorado Paulista, no interior de São Paulo. “Então o povo que está indo as ruas [é] para festejar os 200 anos de Independência e uma eternidade de liberdade”, disse o presidente.Na sequência, Bolsonaro convocou a população para comparecer aos atos espalhados por todo o país. “Compareça às ruas, dá tempo ainda, de verde e amarelo, as cores da nossa bandeira, para comemorar a terra onde vivemos, terra prometida.”
Em seguida, Bolsonaro chegou à Esplanada dos Ministério para participar do desfile. A programação do desfile, que começou por volta das 9h, incluirá apresentações das Forças Armadas, das polícias Militar e Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos Colégios Militares e das escolas públicas do Distrito Federal.
Também vão participar do ato crianças e atletas atendidos pelo Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, bem como o Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os “pracinhas”, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira.