O número de internações de crianças com menos de 2 anos por Covid-19 aumentou no Distrito Federal. Dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), mostram que em janeiro de 2022, a cada 100 mil habitantes nessa faixa etária, 27,42 estavam hospitalizados. No ano anterior, o índice máximo foi de 10,28 a cada 100 mil moradores.
A maior parte das internações ocorreu entre os dias 23 e 29 de janeiro de 2022. À época, 24 bebês entre zero e 2 anos, estavam hospitalizados.
“A letalidade é baixa, mas a proporção de internação está mais alta. Esse é mais um motivo para observar e levar crianças à vacinação”, diz a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Priscilleyne Reis.
Nesta quinta-feira, a taxa de ocupação dos leitos pediátricos de UTI na rede pública de saúde do DF para pacientes com Covid-19 está em 100%. Na última semana, os hospitais particulares da capital também atingiram limite máximo, até 11h55 desta quinta, o índice estava em 50%.
No dia 17 de fevereiro, o boletim da Secretaria de Saúde com os dados de Covid na capital trouxe o registro de três óbitos de crianças pela doença. Entre as mortes, duas eram de bebês com idade entre zero e 2 anos. A terceira era de uma criança entre 2 e 10 anos.
De acordo com a pasta, “casos foram reavaliados pelo comitê de óbitos da pasta e constatados a causa básica por Covid-19”.
No DF, podem ser vacinadas crianças entre 5 e 11 anos, ao todo, são 268 mil meninos e meninas nesta faixa etária. Até a tarde desta quinta-feira, 52,49% deles haviam iniciado o ciclo vacinal.
- 140.695 crianças iniciaram o esquema vacinal
- 7.552 crianças receberam a 2ª dose de Coronavac
A secretaria anunciou que planeja vacinar as crianças, contra Covid-19, nas escolas. Segundo o secretário, general Manoel Pafiadache, a ação está sendo elaborada pela pasta, em parceria com a Secretaria de Educação, e vai contar com equipes volantes. No entanto, ainda não há data para começar.