Um projeto de expansão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek pretende entregar, até o primeiro semestre de 2024, um complexo de obras que inclui um shopping, um centro de entretenimento e um centro de logística. Segundo a Inframérica, que administra o terminal, as obras começam ainda no primeiro semestre de 2022 e os primeiros empreendimentos estarão finalizados até o fim de 2023.
A concessionária estima um investimento de R$ 700 milhões. A expectativa é que o projeto gere cerca de 3,5 mil novos empregos, diretos e indiretos.
LEIA TAMBÉM:
- VIAGENS INTERNACIONAIS: aeroporto de Brasília retoma voos diretos para os EUA em maio
- 5,5 MIL VAGAS: GDF autoriza concursos para delegado, professor, médico e enfermeiro
De acordo com o diretor comercial da Inframerica, Ian Joels, o projeto foi idealizado pela equipe da concessionária, mas também contou com profissionais do mercado.
“Todo o conceito foi idealizado depois de diversos estudos com a população brasiliense, para entender as expectativas. Chegamos a um resultado totalmente condizente com a realidade da região e economicamente viável”, diz Joels.
Os novos pontos de entretenimento do aeroporto foram pensados para atender a região Centro-Oeste e, principalmente quem vive em Brasília – além de cerca de 40 mil passageiros e aproximadamente 15 mil trabalhadores diretos e indiretos que diariamente transitam pelo terminal aéreo, aponta a concessionária do terminal.
Obra inspirada no céu da capital
Maquete do shopping que será construído no Aeroporto Internacional de Brasília — Foto: Inframerica/Divulgação
O shopping do aeroporto JK será construído ao lado do hotel que fica na via de acesso ao terminal. Inspirado no “céu de Brasília“, ele terá áreas abertas e fechadas, com varandas e vista para a região. A estrutura prevê:
- 130 lojas
- 11 restaurantes
- 11 redes de fast food
- 7 salas de cinema fechadas
- Um cinema a céu aberto
- Parques temáticos
- Áreas de entretenimento
- Espaço para shows
- Espaço para arvorismo
- Academia
Segundo o diretor comercial da Partage, empresa responsável pelo empreendimento, o projeto é ancorado em conceitos arquitetônicos que valorizam ambiência, eficiência e sustentabilidade. “Desde a escolha das matérias primas, passando pelo projeto de iluminação e ventilação natural, até a integração com a mata nativa do cerrado, que será preservada, o projeto tem o respeito ao meio-ambiente como um de seus pilares fundamentais”, diz Adriano Capopbianco.
O complexo de entretenimento será erguido anexo ao shopping. São três parques temáticos em uma área de aproximadamente 30 mil m².
Centro de Logística
Terminal de cargas do Aeroporto de Brasília, no DF — Foto: Inframerica/Reprodução
Para atender as necessidades do transporte de cargas, um Centro de Logística com 120 mil m² de terreno e 66 mil m² de área locável também faz parte da ampliação do Aeroporto JK. A construção e a administração do espaço será feita pela empresa Log CP.
“Com o crescimento do e-commerce e para que o DF conte com mais agilidade nas entregas, o espaço será um dos maiores da capital”, diz o diretor comercial e marketing da empresa. Guilherme Trotta explica que “há uma demanda crescente no setor de galpões e condomínios logísticos no Brasil” e o Distrito Federal é uma região estratégica para os negócios.
Para o diretor comercial da Inframerica, a ideia é fazer com que o Aeroporto de Brasília se transforme em um centro de convivência para passageiros, turistas e a população do DF. “Além destes projetos que já estão em andamento, idealizamos um Centro de Eventos e um Centro Cultural e mais um hotel. Estamos em busca de investidores para estes novos empreendimentos que terão sinergia total com toda a área planejada”, diz Ian Joels.