O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou ao g1, nesta terça-feira (4), que o Distrito Federal vai ter vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. De acordo com o chefe do Executivo, o imunizante começará a ser aplicado assim que a capital receber mais doses.
Ibaneis, no entanto, não divulgou detalhes sobre a imunização em crianças. Por exemplo, em São Paulo, há uma carteirinha de vacinação especial e alguns estados criaram um cadastro para famílias que têm pessoas nessa faixa etária.
Em 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 nas crianças. O princípio ativo do imunizante é o mesmo usado para os adultos, no entanto, a dosagem e o frasco são diferentes.
Nesta segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que as vacinas para crianças chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. Em dezembro, ele já havia anunciado que a imunização desse público começaria no início de 2022.
Queiroga afirmou ainda que a vacinação infantil “está bem definida, de maneira clara e transparente” e a pasta tem uma “ampla discussão com a sociedade acerca do tema [vacinação], que é fundamental”.
Mesmo com a liberação da Anvisa para a imunização, o governo federal decidiu chamar uma consulta pública e uma audiência para deliberar sobre a vacinação nesse grupo.
No caso da consulta pública, o governo informou que a maior parte das pessoas que responderam foi contra a necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária. O Executivo também disse que a maioria foi contra obrigatoriedade da vacinação nessa faixa etária.