Ainda de acordo com o meteorologista do Inmet Cléber Souza, também é por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul que as nuvens continuam sobre o Distrito Federal. São elas que provocam as chuvas.
“No sábado e domingo pode haver um aumento de temperatura, mas a nebulosidade prevalece, e devem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia”, diz Souza.
Do começo do mês de dezembro até esta sexta-feira (24), já choveu 343,6 milímetros (mm) no Distrito Federal. Muito mais do que a média de precipitações para o período, que é de 241,5 mm.
Segundo o Inmet, na estação do Paranoá, por exemplo, já choveu 50% a mais que o previsto. Na região, as medições apontam um acúmulo de 370 mm de chuva até esta sexta-feira, véspera de natal.
Orientações da Defesa Civil para o período de chuvas intensas
- Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193;
- Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
- Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
- Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
- Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
- Se for motorista, não passa por locais alagados.
Fonte: Carine Teixeira