Um homem morreu após ser arrastado pela enxurrada, durante a forte chuva que caiu no Distrito Federal na noite de sexta-feira (19). O corpo de José Valdeir Barbosa, de 43 anos, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na manhã deste sábado (20).
- PREVISÃO DO TEMPO: Como fica o fim de semana no DF
Segundo a corporação, o morador do Riacho Fundo tentava limpar um bueiro quando caiu na galeria de águas pluviais. Os militares foram chamados às 23h19 e as buscas seguiram até a madrugada deste sábado, quando foram encerradas “pela falta de visibilidade e questões de segurança”
O acidente ocorreu perto da Chácara 2, na Colônia Agrícola Sucupira, em frente a casa de José Valdir. Segundo os bombeiros, quando tentava retirar o lixo da canaleta de águas pluviais que estava transbordando, ele escorregou e caiu dentro da galeria.
Com a força da água, o homem acabou empurrado para dentro da manilha, que vai até o córrego Riacho Fundo. José Valdir deixou a esposa, que está grávida, e um filho de 12 anos.
Durante a noite de sexta-feira, os bombeiros percorreram cerca de 600 metros da galeria, até o córrego Riacho Fundo, para tentar localizar o homem. Equipes terrestres e de mergulho trabalharam até as 2h30 da madrugada, sem encontrar a vítima.
Ao retomar as buscas, nesta manhã, o corpo foi localizado às margens do córrego, a cerca de três quilômetros do local do acidente. A Polícia Civil ficou responsável pelas investigações.
A Novacap, empresa do governo do Distrito Federal responsável pela manutenção dos bueiros, disse que faz a manutenção diária em todas as regiões administrativas do DF. “Essas manutenções compreendem limpeza e desobstrução de bueiros, e reposição de tampas de bocas lobo furtadas”, apontou, em nota.
De acordo com a companhia, o trabalho é feito “diariamente, de acordo com as demandas que chegam das administrações e/ou demais órgãos”. A Novacap informou ainda que é quem executa o serviço, no entanto, “precisa ser pautada pelos órgãos para realizar os trabalhos”.