Em um país abençoado com clima tropical e sol abundante o ano inteiro, não é preciso dizer que o brasileiro é apaixonado pelo verão. E ainda que nossa casa esteja preparada para as altas temperaturas, não faltam motivos para aproveitar os meses de calor com atividades ao ar livre, prática de esportes, passeios, viagens e muita alegria.
Porém, descuidar dos cuidados com o sol pode transformar a diversão em problemas sérios, como insolação, queimaduras e mal-estar. Por isso, se você quer curtir o verão e se manter saudável por toda a estação, confira algumas dicas!
Use protetor solar corretamente
Que o filtro solar é indispensável para proteger a pele, ninguém duvida. Mas você sabe usar corretamente esse produto?
Ele deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de sair, em quantidade suficiente para cobrir todo o corpo — inclusive áreas como as dobras dos braços, pescoço e orelhas. Além disso, é necessário reaplicar o protetor solar a cada 90 minutos ou logo após se molhar.
Proteja os olhos com óculos de sol
Os olhos também podem sofrer com a ação dos raios UV e por isso não devem ser esquecidos na hora de tomar cuidados com o sol.
As lentes devem ser escuras e contar com proteção solar UV400, que filtra os raios ultravioleta e preserva a saúde dos olhos. Na hora de comprar, dê preferência aos modelos com armações grandes e de marcas conhecidas.
Beba muita água
Uma das consequências mais comuns da exposição ao sol sem os devidos cuidados é a desidratação. Os sintomas começam com a sensação de boca seca e podem evoluir para dor de cabeça, tontura, cansaço extremo e até desmaios.
Para se prevenir, é necessário aumentar a ingestão de líquidos, como chás, sucos e principalmente água, que deve ser consumida em pequenas quantidades a intervalos regulares. Quem pratica atividade física, seja em academia ou ao ar livre, deve caprichar ainda mais no consumo de líquidos.
Use roupas com fator de proteção
Apesar de ainda não serem populares no Brasil, as roupas produzidas com tecidos especiais e que oferecem proteção ultravioleta — contra cerca de 95% dos raios UV — são práticas e confortáveis.
A trama do tecido permite que a pele respire e protege continuamente, ao contrário do protetor solar que precisa ser reaplicado periodicamente.
Mantenha uma alimentação leve e saudável
A alimentação no verão é um fator importante para a saúde e o bem-estar nos dias mais quentes. É importante consumir alimentos leves, evitando o excesso de gorduras e açúcares e dando preferência a frutas, vegetais, hortaliças, carnes magras e cereais integrais.
Também é importante se alimentar em pequenas porções a intervalos curtos, fazendo lanches entre as principais refeições.
Tenha no ar-condicionado um aliado para se refrescar
Em casa ou no trabalho, muitas vezes o calor prejudica nossas atividades diárias e causa desconforto e mal-estar. Para esses momentos, nada melhor que contar com o ar-condicionado, que refresca os ambientes e mantém a temperatura agradável durante todo o dia.
Além disso, o ar-condicionado pode trazer vários benefícios adicionais, como afastar os insetos, eliminar vírus e bactérias e filtrar o ar do ambiente.
Evite se expor ao sol em determinados horários
Entre as 10 horas da manhã e as 17 horas da tarde, a radiação solar é mais intensa e tem um potencial maior de causar danos ao organismo. Por isso, sempre que for possível, evite as áreas externas durante esse período.
O ideal é dar preferência ao sol da manhã ou do final da tarde para as atividades ao ar livre, especialmente banho de mar e atividades físicas.
Esses cuidados com o sol são essenciais para proteger a pele, os olhos e todo o organismo dos malefícios causados pela radiação solar. Afinal, mesmo em dias nublados os raios UV podem atravessar nuvens e causar desde uma simples queimadura até manchas amarronzadas (melasmas) e o temido câncer de pele.
by: CARINEE TEIXEIRA