Uma forte chuva, no final da tarde desta terça-feira (19), provocou alagamento na Rodoviária do Plano Piloto e em vias movimentadas de Brasília. A Defesa Civil emitiu um alerta para temporal.
O Instituto de Meteorologia do Distrito Federal (Inmet) registrou pancadas de chuva em diversas regiões do DF, e prevê tempo fechado até o fim de outubro.Na Rodoviária do Plano Piloto, a água escorria pela escada que dá acesso às plataformas de ônibus. Enquanto isso, a escada rolante continuava funcionando. Vídeos gravados no local mostram funcionários tentando secar a passagem.
No Setor Hoteleiro Norte, os bombeiros precisaram cortar uma árvore após parte dela cair sobre um carro estacionado. Não havia ninguém dentro do veículo durante o temporal, mas o prejuízo foi grande.
Na Asa Sul, uma árvore caiu próximo ao Edifício Parque da Cidade e obstruiu o estacionamento, que fica no subsolo. Os bombeiros foram chamados.
Segundo os militares, ninguém se feriu. “Houve danos apenas em um poste de iluminação particular da edificação”, informou a corporação.
Na Asa Norte, próximo do acesso aos ministérios, também houve alagamento. Por volta das 18h, motoristas passavam pelo local com dificuldade, enquanto a água se acumulava na pista.
Previsão do tempo
De acordo com a meteorologista Naiane Araujo, do Inmet, a chuva não dará trégua nos próximos dias. “Nessa semana toda, até o fim do mês, a expectativa é bem grande para a persistência das chuvas”, afirma.
Naiane explica que, apesar da chuva, os termômetros devem registrar máximas entre 27ºC e 28ºC nos horários mais quentes do dia.
“Estamos sob a influência de um canal de umidade que está passando na área central do país. Esse é um padrão meteorológico da primavera. Quando isso acontece, o tempo tende a ficar mais nublado e a temperatura não consegue subir muito, mas há calor, com tempo abafado”, diz a meteorologista.
Cuidados em casa e no trânsito
A Defesa Civil alerta para o risco de tempestades e recomenda cuidado no trânsito. As orientações são:
- Se possível, fique abrigado
- Aumente a distância de seguimento do veículo da frente
- Não tente atravessar áreas alagadas ou enfrentar correnteza e enxurradas
- Monitore o aumento do nível das águas próximas à sua residência
- Em caso de alagamento, desligue a rede elétrica
- Em caso de necessidade, peça ajuda pelos telefones 193 ou 199
by: CARINE TEIXEIRA