A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (1/10), o resultado preliminar de mérito do Edital n° 16, que vai pagar R$ 5 mil a cada uma das 30 artistas premiadas em celebração à Semana da Mulher Negra. O certame entra agora na fase de recursos, que segue até 13 de outubro.
Foram selecionadas nesta etapa 30 artistas negras, que receberam a pontuação máxima de 50 pontos da comissão de seleção, a qual considerou a atuação e a trajetória de cada uma, a realização de ações afirmativas e a prestação de relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal ou da RIDE-DF. Foram desclassificadas as candidatas com pontuação menor que 10 pontos.
As análises respeitaram os critérios estabelecidos no edital, que destina ao menos 20% das vagas a agentes culturais que nunca receberam premiação da Secec, excluindo o edital Gran Circular Aldir Blanc. Das 30 pré-selecionadas, a comissão conseguiu contemplar 20 artistas que nunca haviam ganhado premiações da pasta.
Além disso, nenhuma linguagem artística englobou mais de 30% do total de selecionadas, atendendo a outra exigência do edital. As artistas contempladas provisoriamente atuam em áreas diversas, como dança, teatro, música, moda, artesanato, audiovisual, grafite, artes visuais, literatura, cultura popular e manifestações tradicionais.
A grande maioria das selecionadas reside em regiões administrativas fora do Plano Piloto, o que representa uma vitória da política da Secec de descentralizar e democratizar os recursos públicos.
As candidatas não classificadas podem interpor recurso fundamentado (veja modelo) no prazo de 10 dias corridos, contados a partir da próxima segunda-feira (4/10), que deve ser encaminhado ao e-mail difusaoediversidadedf@gmail.com. As fichas de avaliação podem ser solicitadas no mesmo período.
O resultado final de mérito será publicado no DODF e no site da Secec.
by: CARINE TEIXEIRA