O governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na segunda-feira (6), um dia antes do feriado de 7 de setembro, quando será celebrado o aniversário de 199 anos da independência do Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).
A folga deve afetar os serviços de atendimento ao público. Apesar disso, até a manhã desta sexta, o GDF ainda não havia divulgado detalhes do funcionamento das atividades, como a vacinação e o transporte público.
Após o feriado em setembro, as próximas folgas serão em 12 de outubro, dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e 28 de outubro, que é ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público.
Ponto facultativo
No decreto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) estabelece que as “unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter escalas de modo a garantir a prestação ininterrupta dos serviços“, no dia 6 de setembro.
A medida também lista os setores onde o ponto facultativo não pode ser adotado; veja lista abaixo:
- Saúde
- Segurança
- Vigilância sanitária
- Fiscalização tributária
- Comunicação
- Assistência social
- Fiscalização de proteção urbanística
- Fiscalização do consumidor
- Limpeza urbana
- Força-tarefa de combate à pandemia de Covid-19
Sem desfile
Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Defesa informou que não haverá desfile militar no feriado, em razão da pandemia do novo coronavírus. O cancelamento ocorre mesmo após o GDF liberar, no começo de agosto, a realização de eventos cívicos na capital federal.
O ministério disse que, no lugar do desfile da Independência, as Forças Armadas vão fazer o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.
by: LORENA DE ARAÚJO