Começam nesta quarta-feira (25) as inscrições para o Teste de Aptidão Física (TAF) para Concursos. O projeto, da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), oferece treinamento gratuito para concurseiros que queiram aprimorar o condicionamento para os testes físicos dos exames.
Os interessados podem se inscrever até 3 de setembro, pelo site. Ao todo, são 90 vagas: 81 para o público em geral e nove para pessoas com deficiência. As aulas começam em 20 de setembro e terminam em 19 de novembro.
Inscrição e critérios
No ato da inscrição, são exigidos os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência com o CEP;
- Documento comprobatório da data de realização do Teste de Aptidão Física do concurso público, da (caso tenha sido) aprovação na primeira fase do concurso que exija prova de esforço físico;
- Atestado médico para a prática de atividades físicas.
Segundo a SEL-DF, a classificação dos candidatos será feita por meio dos seguintes critérios:
- Proximidade da fase do TAF do concurso no qual o candidato esteja inscrito;
- Aprovação na primeira fase do TAF do concurso no qual o candidato esteja inscrito;
- Aprovação na primeira fase do concurso que tenha o TAF como uma das etapas;
- Inscrição em um certame que envolva o TAF em uma das fases;
- Demais candidatos que tenham interesse no projeto, seguindo a ordem decrescente de idade (sendo essa o critério de desempate).
Aulas
Cada turma vai contar com 15 alunos e serão disponibilizadas atividades nos três turnos (manhã, tarde e noite). Os treinamentos serão realizados em áreas espalhadas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, com participação de educadores esportivos voluntários.
As atividades se dividem em teste de flexão em barra fixa; teste de shuttle run (ir e vir); teste de impulsão horizontal; teste de flexão abdominal; teste de corrida de 12 minutos; flexão de braços; e corrida de 50 metros.
A SEL-DF afirma que outros tipos de treinos físicos poderão ser incluídos, a depender das exigências de certames específicos.
by: LUCIANA DA SILVA