O Distrito Federal incluiu adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, no grupo que pode receber as doses remanescentes da vacina contra Covid-19, situação popularmente conhecida como “xepa”. A medida começa a valer nesta quarta-feira (18), segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
De acordo com a pasta, os jovens poderão tomar apenas a vacina da farmacêutica Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesse público. A SES-DF afirma que o objetivo da medida é evitar desperdício de doses.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, pessoas acima de 18 anos podem continuar tomando as doses remanescentes. No entanto, esse grupo já é atendido pela campanha regular de vacinação desde terça-feira (17).
A “xepa” ocorre geralmente após as 17h, quando acaba a imunização do público contemplado na campanha, caso haja sobras de vacinas. O critério de aplicação é por grupos prioritários e, em seguida, por idade, da maior para a menor.
Segundo a SES-DF, o frasco da vacina Pfizer-BioNTech possui 6 doses e, no máximo, poderá haver sobra de 5 doses, podendo, inclusive nem ocorrer em determinados locais.
by: MARILÍA BEZERRA