A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista, a olho nu, no céu de Brasília na madrugada desta quinta-feira (11). Segundo o professor Paulo Brito, docente de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), o melhor horário para visualização do fenômeno será por volta das 4h desta madrugada.
“Quem tiver sorte, conseguirá ver de 10 a 20 ‘estrelas cadentes’ (meteoros) por hora”, diz o especialista.
Perseidas não será visível em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul, ou seja, do Rio Grande do Sul para baixo. Pela internet, a Nasa fará a transmissão do fenômeno.
LEIA TAMBÉM
- ECLIPSE, SUPERLUA E CHUVA DE METEOROS: saiba quais eventos observar no céu de Brasília em 2021
- VEJA IMAGENS: fotógrafo registra estrelas e rastro da Via Láctea no céu sobre as Cataratas do Iguaçu
- REGISTRO HISTÓRICO: astrônomos captam imagem de galáxia em forma de anel a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra
Dicas para ver o fenômeno no DF
O professor Paulo Brito explica que o melhor horário para ver a chuva de meteoros, no Distrito Federal, será das 4h até o fim da madrugada e início da manhã desta quinta-feira (11). Ele orienta que as pessoas procurem um lugar “em direção ao norte com poucas luzes, e horizonte livre”.
O especialista também afirma que não é necessário o uso de equipamentos para ver os meteoros. “O melhor é ser visto a olho nu”, diz Brito.
“O telescópio aproxima demais, e você tem apenas um pequeno ângulo de visão. O meteoro percorre uma distância angular muito maior”, explica o professor de astronomia da UnB.
Chuva de meteoros Perseidas
O fenômeno de Perseidas não é novidade. A chuva de meteoros acontece todos os anos, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em seu movimento de rotação, encontra os destroços deixados pela passagem do Swift-Tutle.
A chuva foi batizada de Perseidas em homenagem a constelação de Perseu, uma vez que os especialistas acreditam que estrelas cadentes irradiem desta constelação.