- Uncategorized

Corpo do ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima é velado no Palácio do Itamaraty, em Brasília

O corpo do ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima está sendo velado, na manhã desta terça-feira (13), em uma cerimônia restrita – por conta da pandemia de Covid-19 – no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O diplomata faleceu na noite desta segunda-feira (12), aos 88 anos.

De acordo com a assessoria do diplomata, o corpo será levado para Belo Horizonte (MG), ainda nesta terça-feira, para ser sepultado no jazigo da família.

Paulo Tarso Flecha de Lima tinha problemas renais. Ele contraiu uma infecção urinária severa, que resultou em uma septicemia – infecção generalizada – conforme a assessoria. Ele estava internado em um hospital particular da capital federal desde o último sábado (10).

O diplomata ingressou no Itamaraty em 1955. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu uma nota de pesar e disse que Paulo Tarso “defendeu os interesses do Brasil com determinação, patriotismo e profissionalismo, e dedicou grande parte de sua vida ao projeto de modernização da diplomacia econômica e comercial do Brasil”.

Trajetória

Paulo Tarso Flecha de Lima foi embaixador do Brasil em Londres (1990-1993), Washington (1993-1999) e Roma (1999-2001). Antes, em 1985, havia alcançado o mais alto posto de carreira da diplomacia, tornando-se Secretário-Geral das Relações Exteriores, “tendo desempenhado papel fundamental na inserção internacional do Brasil na fase final da Guerra Fria”, aponta o MRE.

O diplomata se aposentou em 2001, após 46 anos de carreira. Ele era viúvo e deixa quatro filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *