O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) decidiu manter as aulas remotas por mais um período. O semestre está previsto para começar em 19 de julho.
As atividades presenciais na universidade estão suspensas desde março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus. Em 13 de maio, o Cepe já havia decidido sobre a manutenção das aulas à distância, porém reavaliou o cenário na última quinta-feira (1°) e manteve a determinação.
A decisão da UnB, segundo a instituição, é pautada pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes). Documento elaborado por pesquisadores da instituição de ensino recomenda que as aulas presenciais sejam retomadas apenas quando 70% da comunidade acadêmica (professores, servidores, estudantes e terceirizados) estiver imunizada contra a Covid-19.
Além disso, o parecer também estabelece outras medidas para que o retorno presencial seja seguro:
- Taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) abaixo de 85% por mais de oito semanas;
- Taxa de reprodução básica do vírus abaixo do 1, também por mais de oito semanas;
- Adequação da infraestrutura e disponibilização de equipamentos de proteção individual para toda comunidade acadêmica.
A UnB informou ainda que a situação epidemiológica é monitorada na capital. A partir da análise, segundo a instituição, o plano de retomada poderá avançar para a segunda etapa, que prevê volta gradual das atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial.
Pós-graduação
Na quinta, o Cepe também aprovou resolução que prorroga defesas de teses e dissertações, assim como o desligamento de estudantes da pós-graduação, durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a UnB, estudantes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação nos dois semestres de 2020, que não tenham solicitado prorrogação do prazo e o façam agora, deverão ser tratados de maneira igual aos deferimentos já aprovados.
Além disso, a norma também suspende o desligamento de estudantes que tenham sido retirados dos programas de pós em decorrência de duas reprovações em disciplinas, duas reprovações no exame de qualificação ou por terem ultrapassado o período máximo de permanência no curso.
Novo modelo
As aulas presenciais na UnB foram suspensas em março de 2020. O primeiro semestre letivo do ano passado só foi retomado quatro meses depois, com aulas totalmente online.
Desde então, apenas disciplinas da área da saúde podem realizar atividades presenciais, mediante aprovação do colegiado de cada curso.
Em janeiro, a universidade manteve o modelo para o novo semestre. À época, a decisão contrariou uma recomendação do Ministério da Educação, que havia orientado, em portaria, a retomada das aulas presenciais em 1º de março.
Pandemia no DF
Dados da Secretaria de Saúde divulgados neste domingo (4), mostram que o Distrito Federal, desde o início da pandemia, totaliza 9.304 mortes pela Covid-19. Já os infectados somam 433.505, sendo que 96,2% estão recuperados.
A ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para casos do novo coronavírus na rede pública está em 75,2%. Do total de 422 leitos, 143 estavam ocupados, 47 disponíveis e 232 estavam bloqueados. Os números incluem unidades neonatais, pediátricas e adultas.
Na rede privada, às 11h55, 78,3% das vagas reservadas para infectados estavam ocupadas. Do total de 279 leitos, 166 estavam em uso, 48 vagos e 65 bloqueados.