A partir deste sábado (19), o Distrito Federal recebe intervenções artísticas em monumentos e espaços públicos, que serão iluminados com as cores do arco-íris. O projeto vai até 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).
Durante esta semana, as cores do movimento estarão espalhadas por vários pontos com grande fluxo de pessoas, como a Torre de TV, o Parque da Cidade e a Ponte JK. No próximo fim de semana, o Palácio do Buriti, o Buraco do Tatu e o Congresso Nacional recebem as intervenções coloridas de iluminação.
Molduras e pistas
Os 36 degraus da escada da Torre de TV já ganharam, nesta sexta-feira (18), o novo colorido. Além disso, estão sendo instalados pórticos (locais cobertos) em pontes e pistas de pedestres no Parque da Cidade.
Uma calçada de 76 metros de comprimento, em arco-íris, também ganha espaço no parque. No domingo (20), a previsão é instalar molduras coloridas em vários pontos como a Ponte JK e o Museu da República, para que as cores do movimento sejam vistas de dentro dos carros e ônibus.
“Todas experiências são altamente instagramáveis [para publicar no Instagram], como estratégia para que fluam para o meio digital e envolvam, inclusive, as pessoas que estão em casa”, diz Igor Albuquerque, idealizador da ação.
Os organizadores contam que o projeto foi pensado de acordo com os protocolos de segurança contra a Covid-19, com distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Segundo eles, “esta é uma das maiores intervenções artísticas urbanas já realizadas no DF”.
“Tínhamos o desafio de, mesmo sem fazer a marcha, que reuniu 120 mil pessoas em 2019, mandar mensagem de fortalecimento e orgulho a LGBT. Ocupar a cidade com obras arco-íris foi a solução inovadora! Estamos felizes por proporcionar essa experiência única na América Latina”, diz Welton Trindade, diretor da Associação Brasília Orgulho.