Uma estudante universitária do Distrito Federal está fazendo sucesso nas redes sociais ao falar sobre a vida de pessoas com deficiência. Clara Marinho, de 21 anos, ou “Clarinha Mar” para quem a conhece na internet, nasceu com paralisia cerebral, o que limita parte dos movimentos, inclusive a fala.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a jovem publica vídeos falando sobre a sua rotina, dando dicas e conselhos e lições de autoestima. O sucesso fica claro em números: uma das gravações tinha, até a última atualização desta reportagem, mais de 6,6 milhões de visualizações (assista acima).
No aplicativo TikTok, Clara soma quase 441 mil seguidores e no Instagram, mais de 184 mil. Ela afirma que ainda se surpreende com a reação positiva das pessoas aos vídeos.
“Quando eu comecei a gravar, comecei por diversão. Eu esperava o contrário, esperava que o pessoal fosse me retalhar, me repreender, porque é o que acontece no cotidiano. E aí quando eu comecei a ver comentários positivos e as pessoas me seguindo, foi um choque”, diz Clara.
Ideia durante isolamento
A brasiliense Clarinha Mar viralizou nas redes sociais ao desmistificar a vida com deficiência — Foto: Instagram/Reprodução
A ideia de fazer as filmagens e publicar na internet surgiu durante o período de isolamento social por conta da pandemia. Em um dos primeiros vídeos postados, que se tornou o mais famoso, Clara explica que “deficiência é mais uma característica que algumas pessoas possuem“.
Ela explica: “Quando eu comecei a fazer, eram vídeos zoando sabe? E muitas crianças começaram a me seguir e perceber que eu tinha um jeito diferente de me movimentar. Aí começaram a me perguntar porque eu falava daquele jeito. Eu decidi explicar e fiz o vídeo sobre a diferença entre deficiência e doença, que bombou”.