O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu, no domingo (23), dois novos integrantes caninos para ajudar na busca e resgate de vítimas. São dois filhotes, da raça labrador retriever (veja vídeo acima).
Segundo os bombeiros, eles têm 60 dias de vida e vão passar por adestramento e treinamento. Os moradores de Brasília poderão ajudar a escolher o nome dos animais, por meio de uma votação online (saiba mais abaixo).
Os militares explicam que os cachorros passaram por triagem genética e testes que evidenciaram “qualidades necessárias para um cão de busca e salvamento”, como:
- Aptidão no meio aquático
- Não ter medo de altura
- Não se incomodar com barulho
- Sociabilidade
- Espírito de competitividade
Segundo a corporação, os animais foram doados pela empresa Vale do Rio Doce, por conta da participação dos cães dos CBMDF nas buscas em Brumadinho, após rompimento da barragem de rejeitos, em janeiro de 2019.
Moradores do DF podem escolher nomes dos filhotes
O Corpo de Bombeiros fará uma votação, por meio das redes sociais – Facebook e Instagram –, para que os moradores do DF escolham os nomes dos novos integrantes da corporação. A votação terá início nesta quinta-feira (27) e vai até sexta-feira (28).
O público deverá escolher um nome para a fêmea e um para o macho, entre as três opções abaixo:
Fêmea (cor chocolate)
- Atena
- Bruma
- Kiara
Macho (cor caramelo)
- Argos
- Dinho
- Bolt
Após receberem os “nomes de guerra”, de acordo com os bombeiros, os filhotes passarão por treinamento com a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBSal).
“Provavelmente, em 1 ano e meio, os cães já estejam prontos para atuação nas buscas feitas pelo CBMDF em missões de resgate e salvamento”, disse a corporação.