A Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) interrompeu o fornecimento de água em cinco regiões do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (28). O serviço deve ser restabelecido até as 8h de quarta (veja endereços abaixo).
De acordo com a Caesb, o abastecimento foi suspenso para dar início às obras de ligação de novos reservatórios de água. As regiões afetadas são: Guará, Cruzeiro, Sudoeste, SIA e Plano Piloto.
Confira abaixo os locais em que o serviço ficará suspenso nesta terça-feira (28):
- Guará (toda a região): Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lucio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Superquadra Park Sul (SQPS); Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), Setor de Oficinais Sul (Sofs), todo o Setor de Múltiplas Atividades Sul (Smas), Metrô-DF – Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, CasaPark, Florida Mall, Superquadra Brasília (SQB), Colônia Agrícola Águas Claras (Caac) / Chácaras; Colônia Agrícola Bernardo Sayão (Cabs); Colônia Agrícola Iapi.
- Cruzeiro: Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno – SRI e Octogonal.
- Sudoeste: toda a localidade, incluída a área do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- SIA: toda a localidade, exceto o Setor de Inflamáveis (SIN).
- Plano Piloto: todo o Setor de Garagens Oficiais (SGO); todo o Setor de Indústrias Gráficas (SIG); todo o Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (Saam); Setor Militar Urbano (SMU), exceto o Hospital Militar de Área de Brasília (Hmab); todo o Regimento de Cavalaria e Guarda (CGD), inclusive o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP); todo o Setor de Múltiplas Atividades Norte (Sman); atodo o Setor de Oficinas Norte (Sofn); todo o Setor Policial Sul (SPS; todo o Setor de Administração Municipal (SAM), inclusive TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT, Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul (SHCGS) 702 a 708,; Comércio Local Sul (CLS) 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal (IML); todo o Setor Recreativo Parque Norte; Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); todo o Setor Policial (SPO ); todo o Setor Terminal Sul (STS).
Atendimento emergencial
As unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas por meio de caminhão-pipa, caso haja necessidade.
De acordo com a Caesb, por norma, é recomendado que todos os imóveis da capital possuam caixa d’água para armazenar o suficiente para o consumo referente a 24 horas, ou outra forma de reservar a água de forma limpa e segura.
Tempo vencido
O Reservatório da Estação de Tratamento de Água Brasília, conhecido como R1, está em funcionamento desde 1960. Após seis décadas, ele chegou ao fim de sua vida útil.
No lugar dele estão sendo erguidos dois novos reservatórios metálicos de 15 mil metros cúbicos cada, ampliando a capacidade atual de 20 mil para 30 mil metros cúbicos. Atualmente, o R1 opera com 70% da capacidade.
A obra da Caesb começou em fevereiro do ano passado, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono. O investimento total foi de R$ 35 milhões, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),
Os novos reservatórios, segundo a companhia, vão aumentar a disponibilidade hídrica para a população do DF, reduzindo consideravelmente o risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reserva.
Serviço
Os moradores do DF podem acessar informações e avisos sobre falta d’água nos seguintes canais da Caesb:
- Central de Atendimento pelo telefone: 125
- Site da companhia
- Aplicativos: Sistema IOS / autoatendimento/id1003831993; Sistema Android