Motoristas de ônibus fizeram uma paralisação relâmpago, na manhã desta quinta-feira (16), em pelo menos sete regiões do Distrito Federal. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, o pagamento das horas extras de junho está 11 dias atrasado. A circulação foi normalizada por volta das 11h.
Ônibus de cinco empresas, que prestam serviço no transporte público do DF – Piracicabana, Urbi, Viação São José, Marechal e Pioneira – estavam sem rodar até a última atualização desta reportagem. São aproximadamente 12 mil funcionários parados. Veja regiões afetadas:
Segundo o sindicato, os rodoviários deveriam ter recebido as horas extras no último dia 5. Na quarta-feira (15), a categoria havia ameaçado parar, mesmo durante a negociação.
As empresas de ônibus pediram um prazo para realizar o pagamento, empresários informaram que mesmo diante de “todas as dificuldades, mantiveram todos os pagamentos dos funcionários em dia”.
O comunicado diz ainda que a expectativa é regularizar os pagamentos “o mais brevemente possível”, e destaca que não houve dispensas de empregados na categoria, enquanto outros setores sofreram com demissões durante a pandemia do novo coronavírus.