O Distrito Federal registrou umidade relativa do ar abaixo de 30%, neste domingo (12), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por esse motivo, o órgão emitiu “alerta amarelo” para a capital, entre 12h e 18h (leia abaixo as instruções do Inmet).
Neste domingo, a estação automática do Gama, no DF, registrou um mínimo de 29% de umidade. De acordo com o Inmet, estima que para uma boa qualidade do ar, a umidade deve ficar em torno dos 78%.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o alerta amarelo corresponde a “perigo potencial”. É o primeiro de uma lista seguida pelo alerta laranja, que representa perigo, e vermelho – grande perigo. (veja detalhes abaixo).
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a baixa umidade é considerada preocupante, porque podem provocar a desidratação, mal-estar, dificuldade de respiração, ressecamento de mucosas.
O DF completou 56 dias sem chuva neste domingo. O último registro de chuva em Brasília este ano, segundo o Instituto de Meteorologia, foi no dia 17 de maio. A previsão é de que só volte a chover em setembro.
Classificação da umidade do ar (segundo OMS)
- De 30% a 20% estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11h e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
- De 20 a 12% estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10h às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
- Abaixo de 12% estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10h às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos Correios e é recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados.
Instruções do Inmet para dias com baixa umidade
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).