Mesmo sem data para a retomada do atendimento ao público em bares e restaurantes do Distrito Federal, o Instituto Federal de Brasília (IFB) oferece um curso gratuito para capacitar esses estabelecimentos a tomarem medidas contra o novo coronavírus.
Ao todo, a iniciativa pretende auxiliar 30 empresas, a distância. As inscrições começam nesta segunda-feira (29) e acabam na sexta (3), pelo site do instituto. O curso começa em 13 de julho.
Por conta da pandemia, os bares e restaurantes da capital estão funcionando apenas em esquema de delivery e retirada na loja. No entanto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que estuda permitir o retorno do atendimento ao público em julho (veja mais abaixo).
O curso
O curso oferecido pelo IFB é uma iniciativa das professoras Daniela Leite, Mariana Veras, Juliana Gonçalves e Ana Paula Jacques, que atuam no campus Riacho Fundo. Ao fim das aulas, os participantes vão receber o “Selo Estabelecimento Protegido Covid-19”.
Para conseguir o certificado, a empresa precisa inscrever, no mínimo, 60% de sua equipe no curso. Ao todo, serão 20 horas de aulas, com análise de aproveitamento e avaliações.
Segundo a professora Daniela Leite, coordenadora do projeto, o selo sinaliza ao cliente que aquele estabelecimento teve seus funcionários capacitados a adotarem as medidas exigidas e recomendadas pelas autoridades sanitárias do país.
Retomada das atividades
Nas últimas semanas, o governador Ibaneis Rocha afirmou que pretendia permitir a reabertura de bares, restaurantes, academias e salões de beleza até julho.
Segundo ele, no entanto, a medida depende da abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Para o chefe do Executivo local, para que haja a retomada do atendimento ao público nesses locais, a taxa de ocupação de UTIs na rede pública da capital precisa chegar a 50%.
Serviço
Capacitação IFB “Selo Estabelecimento Protegido”
- Inscrições: De 29 de junho a 3 de julho, pelo site do IFB
- Valor do curso: gratuito
- Início das aulas: 13 de julho
- Duração: 20 horas