A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, neste domingo (28), que os postos “drive-thru” e itinerantes para testagem de Covid-19 na capital foram desativados. O último dia de funcionamento das unidades, que estavam espalhadas em diversas regiões da capital, foi a última sexta-feira (26).
De acordo com a pasta, os testes rápidos agora devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até a semana passada, só 98 das 172 UBS da capital tinham o teste em estoque. A pasta afirma que vai ampliar o serviço a todas as unidades.
O exame só poderá ser realizado em pacientes com sintomas, por orientação do médico ou enfermeiro da UBS. De acordo com a Secretaria de Saúde, para pacientes assintomáticos, mas em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado é ficar em isolamento social.
“Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficar em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas”, afirma a SES-DF.
A pasta afirma ainda que as UBS oferecem, além dos teste rápidos, os exames RT-PCR, que têm maior precisão de resultado. O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
Testagem em massa
A testagem rápida nos postos “drive-thru” no DF teve início no dia 21 de abril. A orientação era de que o exame fosse realizado em pacientes que tivessem sintomas há mais de sete dias. O atendimento precisava ser marcado por meio de um sistema do governo do DF.
Segundo a Secretaria de Saúde, até o dia 19 de junho, os postos realizaram 215.300 testes. Até a última semana, as unidades estavam instaladas nas seguintes regiões:
- Ceilândia
- Plano Piloto
- Taguatinga
- Gama
- Paranoá
- Sobradinho
- Riacho Fundo II
- Candangolândia
- São Sebastião
- Recanto das Emas