Os 200 ventiladores pulmonares doados pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil foram entregues, formalmente, em cerimônia virtual organizada pela Embaixada dos EUA, nesta sexta-feira (26). Os equipamentos devem ser destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19.
Os ventiladores foram doados por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Segundo a embaixada americana, o material entregue nesta semana é apenas parte do total que será doado. A previsão é de que, ao todo, 1 mil ventiladores sejam repassados ao Brasil.
Durante o evento, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, afirmou que os ventiladores serão distribuídos “de acordo com a necessidade”. No entanto, não deu previsão de quanto esse processo vai ter início.
“Realizamos um plano logístico para fazer as distribuições, de acordo com a avaliação da curva epidemiológica e com a necessidade de cada cidade.”, apontou o secretário.
A primeira remessa dos ventiladores chegou ao país na quinta-feira (25), pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o embaixador do EUA, Todd C. Chapman, o restante do material será entregue “o mais rápido possível”.
“Eles estão trabalhando em tempo integral para fazerem as entregas. Não temos nada para anunciar ainda. Nossas indústrias nos EUA estão fabricando esses ventiladores o mais rápido possível”, disse o embaixador.
De acordo com a embaixada americana, os 200 ventiladores estão avaliados em mais de US$ 2,5 milhões.
Entrega de ventiladores no DF
Também nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 150 respiradores do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, os equipamentos “vão melhorar a estrutura da rede pública hospitalar e ampliar a capacidade de atendimento”.
Do total de aparelhos recebidos, 60 são de transporte e emergência e 90, mecânicos. Os ventiladores pulmonares foram distribuídos nas seguintes unidades de saúde do DF:
- Hospital Regional de Planaltina – 11 respiradores mecânicos e cinco ventiladores de transporte;
- Hospital Regional de Sobradinho – oito ventiladores mecânicos e dez ventiladores de transporte;
- Hospital da Região Leste – 13 ventiladores mecânicos e cinco de transporte;
- Hospital Regional do Guará – três ventiladores mecânicos e seis de transporte;
- Hospital Regional de Samambaia – cinco ventiladores mecânicos e cinco de transporte;
- Hospital Regional de Taguatinga – 13 mecânicos e cinco de transporte;
- Hospital Regional do Gama – 11 mecânicos e cinco de transporte;
- Hospital Regional da Asa Norte – 15 mecânicos e nove de transporte;
- Hospital Universitário de Brasília – três mecânicos;
- Hospital Regional de Ceilândia – cinco de transporte;
- Hospital Regional de Brazlândia – quatro mecânicos e cinco de transporte;
- Hospital São Vicente de Paulo – dois mecânicos;
- Hospital de Apoio de Brasília – dois ventiladores mecânicos;