- Notícia

Filhote de primata ameaçado de extinção nasce no Zoológico de Brasília

Um filhote de Sauim-de-coleira é o mais novo morador do Zoológico de Brasília. O primata, ameaçado de extinção, nasceu no dia 6 de maio, em plena pandemia do novo coronavírus (conheça mais sobre a espécie abaixo).

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie – cientificamente chamada de Saguinus bicolor – é classificada como “criticamente em perigo”. Por conta da fragilidade do recém-nascido, os técnicos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) ainda não sabem o sexo do animal.

“Vamos esperar que o filhote complete três meses para realizar o manejo.”

No entanto, a fundação vai fazer uma campanha para escolher o nome do sauim-de-coleira. No perfil do zoo, no Instagram, é possível votar entre os nomes Tucumã e Jambu.

Também pela rede social é possível acompanhar os bastidores do Zoológico de Brasília. Por causa do novo coronavírus, o parque está fechado para visitas presenciais desde 18 de março, FJZB faz transmissões ao vivo, todas as quarta-feiras às 14h (veja vídeo abaixo).

“A ideia é entreter e ao mesmo tempo informar o público acerca dos animais e do funcionamento do espaço”, explica a fundação. Os temas abordados nas “lives” são escolhidos pelos próprios seguidores.

       

O sauim-de-coleira

Para receber os representantes da espécie sauim-de-coleira na capital federal, o Zoológico de Brasília preparou um espaço que tivesse as mesmas condições climáticas encontradas no habitat natural deles – o estado do Amazonas. Filipe Reis, diretor de mamíferos da FJZB, lembra que o primeiro casal chegou em 2017.

“Montamos um recinto especial pra eles, com adequação de umidade e temperatura, paredes de vidro e água corrente.”

O filhote, que nasceu no dia 6 de maio, é resultado da segunda reprodução em cativeiro da espécie assistida pelos profissionais do Zoológico de Brasília. Da outra vez, nasceram seus irmãos Caruru e Maniçoba.

Segundo o zoo, é comum na espécie a gestação de gêmeos, porém, durante o nascimento ocorrido no dia 6 de maio, o outro filhote era natimorto. Ao todo cincos animais da espécie sauim-de-coleira estão no zoo: o recém-nascido, ainda sem nome, os irmãos dele, o pai, Tucupi, e a mãe, Amarantos.

Extinção da espécie

O sauim-de-coleira já teve uma perda de 80% do seu hábitat e o ICMBio estima que houve uma diminuição de, pelo menos, 80% da população em três gerações – desde 1997. Os fatores para essa redução da espécie e a classificação como “criticamente em perigo de extinção” se dá, conforme o instituto, pelos seguintes fatores:

  • Desmatamento no estado do Amazonas – habitat da espécie
  • Competição com Saguinus midas – espécie de primata do Novo Mundo presente na Amazônia brasileira e nas Guianas
  • Expansão da área urbana

Todos os zoológicos do Brasil que possuem indivíduos do sauim-de-coleira fazem parte do Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção, o Pró-Espécies, que abrange ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *